Capitão América - Soldado Invernal por Edu


A critica a seguir esta recheada de Spoilers sobre o filme, leia por sua conta e risco.




Capitão América - Soldado Invernal é o que todos queriam que fosse feito com o Capitas, um filme de espionagem envolvendo super-heróis. Os irmãos Russo entregaram um excelente filme de ação, com ótimas cenas de luta e de perseguição, a galera dos grandes efeitos especiais não foram o destaque desse filme.

Winter Soldier é o filme mais pé do chão do Marvel Studios, mais até do que todos os Homens-de-Ferro, mantendo a trama focada no ambiente interno de uma agência do governo que tem muitos segredos e diversas vezes tem de tomar decisões que não agradariam nem um pouco o velho bom senso de honestidade do capitão.

Por mais que se especulasse isso, o filme não é uma espécie de Vingadores time B, mas sim um filme do Capitão América, mesmo. Todas as tomadas de decisão, toda a trama se segue por que o Capitão América esta lá e por que o seu senso de fazer o que é certo é maior do que as decisões "necessárias" que o diretor Fury diz fazer.

Os personagens coadjuvantes são um show a parte e mesmo não sendo estrelas do filme, fazer sua parte na trama, nem roubando o show e nem ficando perdidos na trama. Todos tem suas funções e as fazem muito bem. Só talvez a agente 13 (que é Sharon, mas não Carter) tenha ficado meio apagada.

Outro ponto alto do filme é a falta de um romance, sério. A amizade entre a Viúva e o Capitão se faz verdadeira em todos os seus diálogos, que são ótimos por sinal, de personagens de índoles diferentes eles fazem uma química ótima de se ver na telona.

A Shield é muito presente no filme, toda a trama se desenvolve por ela e por seus métodos. O fato da Hidra ter se infiltrado na agência não fica forçado, pois ela trabalha infiltrada por anos, com agentes que compartilham do mesmo ideal desde o início, formando assim o "caráter" da agência, sendo esquisito ou não Shield e Hidra são um só.

Aliás a Hidra não é uma agência totalmente "do mal", Alexander Pierce que NÃO É O CAVEIRA VERMELHA tem a mesma visão do Ozymandias, de que se queremos algo novo, temos que destruir o antigo e que podemos matar milhões para salvar bilhões (é sério, ele fala isso no filme).

O fato dele não ser o caveira é EXCELENTE. Seria muito gasto de filme com a explicação dele ter sobrevivido ao cubo, ter voltado e ainda por cima se tornar um dos diretores da SHIELD, teria sido fraco demais. Foi muito melhor ele ser uma pessoa que abraçou os métodos da Hidra.

Fury aparece bastante e tem mais cenas de ação que em todos os outros filmes. Claro que sua morte não enganou ninguém, mas o fato dele ter voltado tão rápido ficou um pouco demais pro filme, talvez o soro do alienígena azul? (se você não assistiu a série Agentes da Shield, assista).

Talvez um ponto fraco do filme tenha sido a falta de surpresas, eu mesmo só tive uma. Todo mundo sabia que o Soldado invernal era o Bucky, que o Fury não tinah morrido, que a Hidra ia se infiltrar na Shield, que o Alexander Pierce era o verdadeiro vilão do filme, etc. A única surpresa que eu tive era o Agente Sitwell, quando o senador manda um Hail Hydra pra ele é muito foda.

meme estantâneo
Outra coisa que me incomodou um pouco foi o Bucky. O filme leva o nome dele, todos os trailers e posteres, levam ao personagem dele... mas ele ficou bem atrás do que era a ameaça real do filme (Hidra). O ponto forte são as lutas dele com o Capitão, que são excelentes! Quando o capitas afunda ele na porta do carro com uma joelhada, foi uma gritaria geral no cinema.

Pouco se explica a sua origem e nem o porque dele ter uma estrela vermelha (talvez eu boiei nessa parte), mas é crível nesse universo que fora criado pela Marvel. Sua redenção no final não fica forçada e piegas, deixando um gancho excelente para o terceiro filme.

Outro ponto não comentado no filme é o fato do escudo do capitão não ter as listras vermelhas na primeira parte do filme. Todo mundo fez um alarde por isso, de que era o capitão falando que não era patriota ou que sua crença no país tinha mudado e um monte de outras teorias, mas elas simplesmente são pintadas depois sem nenhuma explicação e ele volta com o escudo novinho.

O Crhis Evans melhorou muito nesse filme. Finalmente você crê que ele é o Capitão. Graças ao ator, a equipe de dublês e dos roteiristas, o capitão é um cara muito mais fodão que qualquer dos outros filmes, ele luta mais, é mais forte e mais acrobata. E SABE muito bem utilizar o escudo.

Capitão América, o Soldado Invernal é o segundo melhor filme da Marvel, perdendo apenas para Vingadores, mas não está muito atrás não hein? O nível está cada vez melhor, esperamos ansiosamente agora por Vingadores 2!

Ah ia me esquecendo, a cena final.

Tudo indica que Mercúrio e a Feiticeira Escarlate, ou apenas "os Gêmeos". São frutos de Experiências da equipe da Hidra liderada pelo Von Strucker, será que veremos mais alguns outros personagens vindos destes experimentos?

Comentários

Dr. Hardman disse…
Hail, Mestre!

A história original do Bucky era que ele foi destroçado ao cair de um míssil, e então o Govenrno soviético da 2ª Guerra Mundial (leia-se quase MEDIEVAL em termos de tecnologia) decidiu fazer dele seu assassino mestre (um americano, seus mais odiados inimigos) e convenientemente o mantinham em geladeira, o que prolongou sua vida para encontrar o Capitão América - um sobre-humano que seria plausível vencer as décadas entre as duas era).

Era ridículo!

Neste retcon, lembramos que Bucky estava SEPARADO dos demais prizioneiros quando o Steve Rogers foi resgatá-lo. Eu na época achei um clichezão forçado, mas graças a este filme entendemos que Bucky foi cobaia também! Ele tinha algo "especial" correndo nas veias... talvez não marcante quanto o Caveira Vermelha u tão bem-sucedido quanto o Capitão América, mas tinha!

Torna-se aceitável ter sobrevivido à queda do trem (bem menos devastadora que a queda do míssil), e sendo ele um experimento da HYDRA, anexo à SHIELD, entende-se que havia tanto tecnologia quanto motivação para que o experimento Soldado Invernal ter resistido.

Este filme salvou o Soldado Invernal para mim.
Anônimo disse…
Caps: Você é meu amigo!
Soldado Invernal: Você é a minha missão!!

Show de bola essa parte. O Soldado invernal apareceu pouco,mas impunha presença!!